segunda-feira, 21 de maio de 2012

Reeducação Alimentar: entre nessa!

Oi pessoal! 
Hoje o post é um pouquinho diferente. Vim falar sobre alimentação! 
Outro dia navegando na internet, me deparei com uma página no facebook chamada Reeducação Alimentar, entrei em contato com o responsável (obrigada!) e me autorizaram a postar algumas diquinhas deles aqui para vocês!! (êê, todo mundo comemora!!)
Vou admitir em primeira mão para quem não me conhece que eu sou uma comilona de carterinha, considero as refeições uma das melhores partes do dia, maaaaaaaaaaasssss eu vou propor aqui no blog uma reeducação aonde eu vou tentar colocar uma receita saudável 1x por semana e nesse dia eu conto como está sendo minha experiência, combinado? Quero saber a história de vocês também, viu? Deixem nos comentários as histórias, sintam-se a vontade!!! 

"Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos."


Lembrando que se alimentar saudável não é fazer dietas extremas, mas sim se preocupar diariamente com o bem estar e boa forma.






Então, vamos lá! Respirem fundo!

1-Devemos colorir a nossa alimentação.


2-A alimentação saudável não deve ser encarada como uma dieta mas sim como um hábito e por isso é importante mudarmos gradual.

3- Não existem restrições mas sim recomendações: refeições mais regulares e de volume equilibrado ou reduzido.


4- Beba muito líquido: Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui, vale água, chá ou suco natural, sopa e até alimentos aquosos, como melancia, melão, alface e pepino.


5- Aumente o número de refeições por dia (faça de 5 a 6 refeições diárias) e diminua a quantidade, ; além disso, não substitua o almoço ou jantar por lanches rápidos.


6- Se alimente mais do que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas.


7- Gordura Trans: chegou a hora de tirá-la do seu dia-a-dia. Ela põe em risco o coração e dá sinal verde para o diabete. A maior concentração dela está no que utiliza as margarinas nas receitas. Os combos servidos nos restaurantes de fast-food estão no topo da lista de alimentos com gordura trans. Até alguns produtos diet e light não escapam da vilã.

8- Na hora que bater aquela vontade de mastigar, ter um "kit amigo" por perto é a melhor solução para não cometer "loucuras engordativas". Em qualquer lugar que você esteja, no trabalho, no carro, num passeio, tenha sempre seu "kit" com você .



9- Evite o sal. 


10- Café da Manhã: entre o jantar e o café da manhã do dia seguinte há um longo período de jejum e, mesmo durante o sono, nosso corpo continua trabalhando, em ritmo desacelerado, para manter as funções básicas como a respiração e a circulação sanguínea. Por isso, ao acordar, devemos fornecer combustível para que o organismo tenha energia para executar os trabalhos rotineiros. 


11- Se abastecer a geladeira com os alimentos certos, assaltá-la não será motivo de culpa !

12- CONTROLE A ANSIEDADE: encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. 

13- Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos e integrais. 

14- Nunca esqueça de fazer seus exercícios físicos, ao menos caminhadas, pois esses sim ajudam a acalmar, ajudam a espairecer e o melhor ajuda a queimar as gordurinhas extras.

15- Qual é a bebida ideal para acalmar a sede? Adivinhe! É incolor, inodora, não tem sabor, é refrescante e constitui mais da metade da massa do corpo. A água e ,se preferir, use uma fruta para fazer seu suco.

16- Assim que terminar de comer escove seus dentes. Esta prática desestimula a comer de novo porque altera o sabor da comida. Dessa eu não sabia!!

17- Chocolate: o ideal é consumir uma porção de chocolate somente uma ou duas vezes por semana e preferir os chocolates em barra em vez dos recheados.

18- Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

19- Se realmente não puder negar aquele convite e não tiver outra opção, sim, dá para comer no restaurante fast-food. Um sanduíche vale por uma refeição completa e equilibrada, mas não faça disso um hábito.

20- Uma xícara de pipoca sem gordura contém apenas 30 calorias. Isso a torna um lanche leve com poucas calorias e ela tem muuuitas fibras ! 

21- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada.

22- Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

23- Ensine seu filho a ter uma alimentação saudável desde pequenino !


24- É muito importante higienizar os alimentos, evitando contaminação por doenças. 

25- Coma pelo menos uma fruta por dia!

26- Alimentação saudável, exercícios e uma boa noite de sono, juntos, ajudarão você a perder o peso ideal e a saúde sempre em dia, melhorando sua produção no trabalho, na escola e no seu dia-a-dia.




DICA: Anote tudo o que comer, doce ou salgado. Isso ajuda você a prestar atenção na qualidade e quantidade do que coloca no prato, identificando os deslizes que sabotam a dieta.





Uma alimentação saudável será composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Para isso, deve-se seguir uma dieta variada com todos os tipos de alimentos e com variações nas cores, sem excessos e sem a falta de alguns deles






Nem a mais, nem a menos. 

O caminho é a moderação.


Então é isso, gente!
Espero que vocês entrem nessa junto comigo, hein. Mas lembrem-se: gradativamente e sem excessos!
Até a próxima e aguardem as novidades.
Bjbj, Nessa.


Para mais informações, confira a página Reeducação Alimentar no facebook.
Todas as fotos e textos aqui postados, foram retirados de :












Um comentário:

  1. Amor, seu blog esta cada vez melhor :)
    ótimas dicas e excelente ideia sobre o assunto
    bj

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Bjbj :*